MENU
 

  O Presidente

  Boas Vindas
  Nossa Proposta
  Projetos
  Depoimentos
  Colaboradores
  Coordenadores
  Igrejas
  Ilustraçoes
  Estudos Bíblicos
  Palavra do Dia
  Aconselhamentos
  Fotos
  Alvos
  Sermões
  Rosto
  PRINCIPAL
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data: sábado, 07-Jan-2012 10:42  

Tema: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios - PARTE 6

 

Vamos pensar um pouco: Se Israel quer voltar ao Egito é pela simples razão que ele encontra neste objeto (lugar) o poder de realizar suas fantasias. E, o que são fantasias?


“Egito e seu esplendor”


Násio (2007), no seu livro “A Fantasia”, diz:

“Que é então uma fantasia? Uma fantasia é a encenação no psiquismo da satisfação de um desejo imperioso que não pode ser satisfeito na realidade. Observemos porém que a fantasia pode, ao contrário, desempenhar o papel de estimulador do desejo, reavivá-lo e aumentar seu ardor ... Que é então uma fantasia?É uma cena, às vezes uma recordação esquecida que, sem ter retornado à consciência, continua ativa. Uma fantasia inconsciente é a figuração plástica de um desejo inconsciente.”

Pegando um gancho, nesta fala de Násio, podemos afirmar que a fantasia é uma DEFESA do EU para refrear o desejo.

O desejo de Israel é a “Vida Eterna”, “Terra Prometida”, objeto desejado. Desejado, porque Deus despertou em Israel este desejo. Mas pela dificuldade de obtê-la, falta de FÉ, é compelido, forçado a se defender: recalcando ou fantasiando.

Se recalcar o desejo da esperança de alcançar a Vida Eterna, nunca vai consegui-lo de fato.

Se fantasiar vai ter um alívio possível que substitua o alívio completo e impossível reclamado pelo desejo.

Seja como for, a DEFESA escolhida pelo EU-EGO, o resultado é sempre o mesmo: um compromisso entre um eu temeroso e um desejo que permanecerá incompleto.

Ninguém tomara posse da Vida Eterna se inverter o processo de enxergar a realidade. Fantasiar a realidade, é buscar o negativo, a morte.

A Vida Eterna não é uma utopia, é um desejo possível de se conquistar. Fantasiar sim é viver uma utopia, num sonho imaterial, invisível, produzida nas profundezas do inconsciente humano.

Israel estava fraquejando na FÉ, preferindo fantasiar com o Egito, a completar o desejo possível de Vida Eterna: Terra Prometida.

Deus é o poder que faz o desejo de Vida Eterna virar realidade. Depende do homem acreditar e tomar posse da Palavra de Deus.

Cont...

 
 
Produção: 05.01.2012
  Próximo
 
 
BRASÍLIA - Cond. Mansões Entre Lagos - 1 U 7 - Sobradinho DF / CEP.: 73.255.900 - Fone : (061) 9644.9412
Contato: missaoresgate@missaoresgate.org.br - pastorgilvan@missaoresgate.org.br