MENU
 

  O Presidente

  Boas Vindas
  Nossa Proposta
  Projetos
  Depoimentos
  Colaboradores
  Coordenadores
  Igrejas
  Ilustraçoes
  Estudos Bíblicos
  Palavra do Dia
  Aconselhamentos
  Fotos
  Alvos
  Sermões
  Rosto
  PRINCIPAL
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data: quinta-feira, 05-Jan-2012 0:36  

Tema: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios - PARTE 4

 

Vamos falar um pouco sobre NEGATIVOS.

Para o fotógrafo é a imagem fotográfica na qual as luzes e sombras se apresentam invertidas.

Para o sociólogo é o que provoca efeito contrário ao esperado; contraproducente.

Por esse olhar, podemos sugerir que:

O ‘Egito’ é o negativo da ‘Terra Prometida’.

A ‘Perversão’ é o negativo da ‘Neurose’.

O ‘Pecado’ é o negativo da ‘Obediência’.

A pintura da ‘Metamorfose de Narciso’ de Salvador Dali revela a verdade do pensamento do artista sobre o ‘Mito de Narciso’.


Metamorfose de Narciso - Salvador Dali


A obra "Metamorfose de Narciso" é uma obra ambígua. Ao mesmo tempo que vemos Narciso, ele aparenta ser várias rochas, uma em cima da outra. Na mão que segura o ovo, simbolo da vida, vemos algumas marcas, como se fossem formigas. Dali tinha pavor de formigas, pois na sua infância as viu devorar uma lagartixa ferida mas observe que a rachadura no ovo combina com a sombra do cabelo de Narciso, e também com a fissura na unha do polegar, dando à mão um caráter petrificado, surreal, mais adequado ao estilo de Dalí do que seria uma mão de aparência realista.

Podemos aqui fazer um paralelo do simbolismo que a unha tem em uma técnica oriental chamada Leitura Corporal, na qual cada parte e sintoma do corpo tem uma correspondência emocional. Segundo essa idéia, a unha corresponde à autoconfiança do indivíduo, podendo ser considerada mais forte ou mais frágil, dependendo da constituição física. Nesse caso, e por ser o polegar simbolicamente o dedo da auto-afirmação, a rachadura pintada por Dalí pode ser lida como a quebra e a morte da vaidade. Além disso, a rachadura pode ser ainda ligada à maneira com que Dalí freqüentemente se referia à sua personalidade: metade uma pessoa ordinária, metade um gênio, o que reforça a idéia de que o quadro poderia ser um auto-retrato.

Podemos também fazer um paralelo no evento do ÊXODO, como uma pintura, uma fotografia com o seu negativo, sua ambiquidade, multiplicidade de significados, mas que existe uma interpretação correta, uma verdade: o seu positivo.

Israel queria voltar para o seu negativo. Mas Deus tem revelado o seu positivo.

A imagem de Israel não está em Faraó (negativo-mentira), mas em Deus (positico-verdade), seu criador.

“E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos? Então ele, conhecendo a sua hipocrisia, disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que a veja. E eles lha trouxeram. E disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe disseram: De César. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele.”

De quem é esta imagem e inscrição?

O negativo do homem está na aparência, mas a sua essência procederá da alma, da sua inscrição em Deus, da verdade revelada nas Escrituras Sagradas (João 8.32).

Israel, neste sentido, ainda transitava entre o positivo e o negativo. Estava em crise, com dificuldades de passar de fase.

Cont...

 
 
Produção: 03.01.2012
  Próximo
 
 
BRASÍLIA - Cond. Mansões Entre Lagos - 1 U 7 - Sobradinho DF / CEP.: 73.255.900 - Fone : (061) 9644.9412
Contato: missaoresgate@missaoresgate.org.br - pastorgilvan@missaoresgate.org.br